Os sabores das ruas de São Paulo para sua casa

São Paulo é uma cidade que acolhe em si diversas culturas de todo o canto do Brasil e também do mundo. Essa mistura é a grande responsável pela riqueza de cultural da cidade, em especial, pelas deliciosas comidas típicas que ganham sua versão à “paulistana” nos famosos restaurantes e cantinas.

O ritmo acelerado da cidade também trouxe um toque especial na inspiração de pratos rápidos e deliciosos que os paulistanos adoram, como sanduíches e quitutes diversos que já são presença obrigatória em todos os bares, e feiras de São Paulo. Esse papo está te deixando com saudades de fazer um lanche na feira do bairro?

Separamos 3 receitas deliciosas e super fáceis para você trazer o gosto do seu lanche favorito para sua casa!


1. Pastel da feira

Presente em todas as cidades do país, o pastel é um lanche muito comum e que todo mundo gosta. Mas quem conhece sabe: o pastel de feira de São Paulo tem um charme e um gosto especial, que faz com que o lanche seja obrigatório para quem está de passagem pela cidade.

Para tentar reproduzir esse sabor inesquecível na sua casa, trouxemos uma das receitas mais famosas do “Pastel da Maria” de Kuniko Yohana que já recebeu dois prémios de melhor pastel de feira de São Paulo!

Recheio Pastel de Pacaembu

Ingredientes

– 1KG de Carne Moída Patinho (de 1°)
– 1 cebola
– 2 tomates
– 3 dentes de alho
– 1 colher de sopa de gengibre ralado
– salsinha a gosto
– sal
– azeite
– azeitona

Modo de Preparo 

Coloque duas colheres de óleo na panela. Espere esquentar bem em seguida coloque o alho e a carne moída. Misture tudo até cozinhar bem. Pegue outra panela, coloque o azeite, a cebola, o tomate e refogue. Em seguida, junte a carne moída já preparada. Depois de esfriar, acrescente salsinha, azeitona e sal. Em seguida, ponha as raspas de limão siciliano. Por fim, acrescente mais um pouco de azeite.

2. Virado à paulista

Marca registrada do PF (prato feito) dos paulistanos, o virado à paulista é oficialmente considerado Patrimônio Cultural Imaterial, justamente por simbolizar  a mistura étnica na sua composição e na importância histórica das suas origens.

Ingredientes

– ½ quilo de feijão cozido

– 100 gramas de bacon cortado em cubos de ½ centímetro
– 3 dentes de alho
– 1 cebola média em cubos
– Farinha de milho e farinha de mandioca para dar o ponto
– Cebolinha picada a gosto

Modo de preparo
Processe ou passe por peneira a metade do feijão cozido (incluindo o caldo). Misture o feijão processado à outra parte e reserve. Em banha de porco (preferencialmente) ou óleo vegetal, refogue o bacon. Depois, acrescente o alho picadinho e a cebola. Despeje o feijão no refogado, mexa bem e deixe ferver. Em uma tigela, misture as farinhas de mandioca e a de milho (aproximadamente 100 gramas de cada) e salpique sobre o feijão bem aos pouquinhos, mexendo sem parar, até engrossar muito levemente. Tempere com sal e finalize com a cebolinha.

3. Bolovo

Estrela dos botecos paulistanos, o salgado tem suas origens na Escócia e funciona muito bem acompanhado por uma boa cervejinha gelada.
Apesar de cada canto de SP mostrar uma variação assinada do salgado, confira a receita tradicional:

Ingredientes

– 10 ovos caipiras médio para pequeno

– ½ kg miolo de alcatra fresca moído 2 vezes

– 2 dentes de alho médios

– ½ cebola média

– 1 gema de ovo

– 1 colher (chá) de manteiga em temperatura ambiente

– Cebolinha cortada finamente

– 1 pimenta malagueta

– Noz-moscada a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

– Sal a gosto

– Ovo para empanar

– Farinha de trigo para empanar

– Farinha de Uarini para empanar

– Óleo para fritar

Modo de preparo

Ovo

Coloque os ovos em uma panela com água fervendo cozinhando-os por exatos 5 minutos (a partir da fervura da água).

Retire da panela e coloque em um recipiente com água gelada, para choque térmico.

Descasque os ovos ainda quentes, de maneira delicada e, logo em seguida coloque em outro recipiente com água com gelo (isso fará com que a clara fique firme e seja interrompido o cozimento da gema).

Carne

Tempere a carne moída com o sal, pimenta-do-reino e a noz moscada. Adicione a cebola, o alho e a pimenta malagueta muito bem picados, a cebolinha a o molho de pimenta dedo-de-moça batida com um dente alho e uma dose de cachaça.

Adicione a gema de ovo e a manteiga e misture bem (a carne deve estar bem amassada, textura homogênea, com todos os ingredientes bem misturados para que não crie furos no ovo na hora de fritar).

Faça uma bola com a carne, coloque entre 2 plásticos e abra como se fosse abrir uma massa.

Envolva o ovo com a carne, um de cada vez, fechando bem toda a superfície.

Passe-o rapidamente na farinha de trigo em seguida no ovo batido com o garfo e por fim empane em farinha de Uarini tingida com cúrcuma, sal e desidratada em metade de seu volume de água. Por fim, frite por imersão em óleo a 160ºC por 4 minutos

Prontos para se aventurar na cozinha? Aproveite o momento para soltar a criatividade e quem sabe inventar a sua própria receita “à paulistana”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *