Criando Hábitos sustentáveis que ajudam o planeta e economizam dinheiro

Adaptar-se e criar hábitos sustentáveis pode ser a melhor maneira de economizar dinheiro além, é claro, de estar fazendo um bem para o planeta.

Sustentabilidade é mais que proteger o meio ambiente, caracteriza-se pelo respeito à preservação da natureza associada ao crescimento econômico e social. Que tal começar uma mudança de seus hábitos para ajudar o planeta de forma sustentável? Continue com a leitura e aprenda como criar hábitos sustentáveis em casa:

Separe o lixo 

Um ato simples para reduzir a degradação ambiental. Todos já sabem que alguns materiais são recicláveis e outros não. E esse cuidado pode ser feito diariamente separando e encaminhando os resíduos ao destino correto.

Os materiais secos: plástico, metais, vidro e papel. São recolhidos por cooperativas que destinam para usinas de reciclagem.

Já os materiais orgânicos (restos de comida) podem ser aproveitados no processo de compostagem, virando adubo de plantações.

Tome cuidado com resíduos nocivos ao meio ambiente, a fim de evitar efeitos negativos ao ecossistema, como contaminação da água e do solo, transmissão de doenças e outros.

Evite desperdício de comida

Uma boa prática que pode ajudar muito no bolso é o aproveitamento de todas as partes dos alimentos. As frutas, verduras e legumes são os alimentos que podem ser usados de diferentes formas e suas cascas, sementes e até talos rendem pratos super nutritivos. Assim, você evita o desperdício e não exagera nas compras.

Você também pode produzir seu próprio alimento, fazer uma pequena horta em casa. Essa atitude é altamente sustentável, faz bem para a saúde e diminui o estresse.

Economize água 

Reduzir o consumo de água é também reduzir os gastos e controle das finanças em casa. A solução para economizar é simples: comece passando menos tempo no banho, tente ficar no máximo 15 minutos e fechar o registro sempre que possível também vale. Use a água com sabedoria ao lavar a louça ou escovar os dentes. Desse modo você colabora na preservação dos recursos naturais.

Evite compras por impulso 

Para não cair nas famosas promoções e comprar por impulso, antes de sair de casa realize uma lista de tudo que precisa. As decisões no calor do momento podem gerar aquisições desnecessárias, que comprometem a saúde financeira e levam ao desperdício.

Essas foram dicas simples para você começar a criar hábitos sustentáveis e transformar de vez a sua rotina cuidando do nosso maior lar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *