O que devemos avaliar antes de alugar um imóvel 

Antes de alugar um imóvel é preciso fazer algumas pesquisas para identificar as melhores opções que atendam às suas necessidades. Escolher um imóvel não é algo fácil, devemos analisar cada detalhe para não se arrepender da negociação. 

 

O aluguel direto com o proprietário pode ser arriscado, alguns se aproveitam das situações para esconder os problemas recorrentes do imóvel, o que será prejudicial para o locatário. 

 

Para não passar por essa situação, é importante que você se atente a todos os detalhes do imóvel na hora das visitas. O bairro em que está situado, a vizinhança, os sons de dentro do imóvel, a iluminação e outros pontos que podem ser um incômodo após a sua mudança. 

 

Durante essas visitas verifique também se tudo está de acordo com o contrato, principalmente a parte estrutural, se as portas e janelas fecham adequadamente, não tem manchas de umidade, revisar se há vazamentos, entre outras. Preste atenção em todos os cômodos para não ter problemas futuros. 

 

Uma boa avaliação pode ajudar a escolher o melhor imóvel, ou até mesmo baixar o preço do aluguel. 

 

O local é ideal para você? 

Um bom investimento é aquele em que se sente bem, que supra todas as suas necessidades do dia a dia.

Antes de buscar uma propriedade, saiba o que de fato você precisa no imóvel. Se pergunte:

– Um quarto está bom ou terá mais moradores na casa? 

– Preciso de um espaço para pet?

– A localidade precisa ser perto do trabalho/estudos ? 

– Quero praticidade diária ou viver em um lugar mais tranquilo ? 

 

Defina com calma suas necessidades para tornar mais fácil o momento de escolha do imóvel ideal. 

 

Condições do imóvel 

Avalie a casa com cuidado. Se perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes da locação, se você terá que arcar com as mudanças e se os gastos serão descontados do valor do aluguel. Qualquer reparo deve ser comunicado para saber qual deve ser a melhor ação. 

Contrato 

Fique atento às especificações do contrato antes de assiná-lo. Leia cuidadosamente a lei do inquilinato e não aceite cláusulas abusivas. 

A formalização do contrato é uma parte muito importante, nesse documento deve ser mencionado o tempo de locação, o valor do aluguel e índice de reajuste, descrição das despesas e descrição do imóvel. Todos os envolvidos devem estar de acordo com a formalização que deve ser assinada, evitando desentendimentos sobre seus deveres. 

 

Alugar uma nova casa ou apartamento traz muitas dúvidas e indecisões. Por isso a imobiliária se torna fundamental para orientar o processo. A Yamakawa cuida de toda a documentação necessária, de maneira segura e ágil, para você ter a melhor experiência possível. Acesse nosso site aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *