Dicas para escolher a paleta de cores da decoração

Decorar um ambiente pode ser uma tarefa difícil, mas também muito agradável quando você consegue achar os acessórios e cores certas, trazendo um resultado super bacana.

Hoje nós trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a escolher a paleta de cores certa para a finalidade e ambiente que você quer, confira:

Entendendo as cores

Alguns conceitos básicos sobre cores devem ser lembrados na hora de escolher a paleta de cores da sua decoração, como suas classificações em cores primárias e secundárias. As cores primárias não se misturam com outras para serem formadas, como no caso do verde, azul e amarelo. Já as secundárias e terciárias são obtidas pelas combinações das primárias, com a única diferença de que as secundárias são misturas apenas de duas partes iguais de duas cores primárias e as terciárias são obtidas através de misturas variáveis das cores primárias e secundárias.

Mas por que é importante saber disso?

Todas essas cores quando reunidas em um círculo cromático, torna a percepção de combinações muito mais fácil e clara de entender, como no exemplo abaixo:

Diferentes esquemas de paletas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as cores, chegou a hora de decidir o estilo que elas serão incluídas na sua decoração. Os principais tipo são:

Monocromática

Como o próprio nome já diz, uma decoração monocromática conta com apenas uma cor em sua composição, podendo variar os tons em cada objeto, como utilizar um azul claro nas almofadas e um azul mais escuro no sofá, por exemplo.

Análoga

As cores análogas são aquelas que estão próximas no círculo de cores, como aquele que mostramos acima, ou seja, consiste em uma combinação de tons de amarelo e verde ou azul e roxo, por exemplo.

Contraste

Neste tipo de decoração, a combinação das cores é feita a partir das cores opostas, como azul e laranja ou verde e vermelho.

Triangulares

As cores triangulares nada mais são do que aquelas que formam um triângulo no círculo cromático. No exemplo de imagem que demos acima, é possível perceber as cores triangulares, podendo ser: verde, azul e laranja, entre outras combinações que você pode estar fazendo.

 

As cores possuem uma grande influência no ambiente, então é necessário atenção na hora de escolhê-las. Esperamos ter ajudado você nessa, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *