Cozinha estilo norte-americana: conheça essa nova tendência

Se você está acostumado a assistir programas de tv norte-americanos, filmes e séries provavelmente deve ter percebido que a arquitetura e o estilo das casas são um pouco diferentes das casas brasileiras. O estilo das cozinhas geralmente costuma chamar mais a atenção e de uns tempos para cá os brasileiros estão aderindo a essa tendência.

Mas afinal, como é o estilo norte-americano?

Conhecidas por terem uma arquitetura diferenciada, as cozinhas norte-americanas possuem alguns detalhes bem característicos do estilo.

Conceito aberto

 

Uma das características desse tipo de cozinha sem dúvidas é o conceito aberto, que nada mais é do que a integração entre dois ou mais cômodos, como cozinha, sala de estar e jantar, por exemplo. Essa técnica permite um ambiente bem mais amplo, arejado e claro, deixando-o muito bonito e harmônico.

Ilhas

As ilhas são bem famosas e dificilmente passam despercebidas. São uma ótima opção para quem busca por praticidade, pois as ilhas são balcões que são instalados no meio da cozinha e podem ser usados como pia, armários e possuir muitas outras funções de uma só vez.

Harmonia de tons

Geralmente, os norte-americanos costumam priorizar uma harmonia entre os tons utilizados na ilha, armários, eletrodomésticos e demais detalhes presentes no cômodo.

Opções de decoração para cozinha americana

Menos é mais

Como a funcionalidade está entre uma das características desse estilo, é esperado que as cozinhas não tenham muitos adereços e ornamentos. É comum esse tipo de cozinha ser bem “clean”, tendo apenas o necessário e descartando objetos desnecessários, mas isso não quer dizer que as cozinhas sejam sem graça, muito pelo contrário. Esse tipo de cozinha utiliza-se do “menos é mais”, que pode ser coringa se você não quer errar na decoração.

A decoração pode ser singela, mas faz total diferença no resultado final. São detalhes como azulejo decorado acima da pia, e potinhos de tempero decorados. Uma dica legal é apostar no artesanato, mas com moderação para não ter erros.

Funcionalidade

Uma outra dica é utilizar prateleiras e outros suportes para os utensílios do dia a dia, como canecas, espátulas e panelas. Os norte-americanos gostam de funcionalidade e praticidade, pois além de ficar visualmente bonito o cômodo fica muito mais prático e ajuda um monte na rotina.

Luminárias

Outro detalhe bem comum são as luminárias com luz direcionada. Geralmente são instaladas acima do balcão, da ilha e da mesa de jantar. Além disso, você pode escolher luzes mais frias para lugares onde você irá exercer atividades, como cozinhar, cortar alimentos, etc e luzes mais quentes para locais como a mesa de jantar ou outros onde você vai sentar e relaxar.

Por ser versátil e muito bonito, o estilo de cozinha norte-americana está tornando-se comum aqui no Brasil e em outros países. E você, gostou dessa nova tendência? Comenta aqui o que você achou, adoraremos saber sua opinião. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *