Antes de comprar seu imóvel preste atenção nisso

Conquistar o imóvel próprio faz parte do sonho de vida de muitas pessoas, quando o momento está finalmente próximo de se concretizar a emoção pode ser grande mas é preciso ter calma e tomar muito cuidado para não deixar passar nenhuma informação que possa te prejudicar no futuro.

Se você está próximo de dar esse passo tão importante, confira os pontos essenciais que trouxemos hoje para se certificar de que a realização do seu sonho seja também um negócio vantajoso de verdade!  

Escolhendo o imóvel

Cada indivíduo tem suas prioridades, o que é confortável e ideal para uma pessoa pode não representar o mesmo para outras. Entendemos que o fator principal para a escolha deve ser sempre seu gosto pessoal, porém selecionamos alguns aspectos mais gerais e imprescindíveis para todos!

Rotina atual e planos futuros

A modalidade mais comum para adquirir o imóvel é através do financiamento que, dependendo do valor da entrada pode ter uma duração longa de 10, 20 e até 30 anos. Portanto, para firmar um compromisso tão sério como um financiamento é preciso projetar e colocar no papel seus planos e objetivos de vida em médio e longo prazo. 

Mesmo que você esteja saindo da casa dos pais, buscando um primeiro imóvel para viver sozinho, leve em conta se pretende trocar de emprego, comprar um carro, entrar em um relacionamento e/ou se pretende ter filhos  apartamento.
Num primeiro momento um studio sem garagem pode parecer mais que o suficiente para viver perto da faculdade ou do trabalho, porém conforme os anos passam e sua rotina se transforma, a localização e o espaço podem fazer falta e trazer dores de cabeça. Por isso, a primeira e essencial dica é: antes de comprar seu apartamento faça um PLANEJAMENTO DE VIDA, além do financeiro. 

Verifique a Conservação e Funcionamento

Seja imóvel novo ou usado, preste atenção nas instalações durante as visitas! Abra as torneiras e chuveiros, teste descargas, ligue e desligue os disjuntores, confira bem todas as paredes para descobrir qualquer rachadura, trincas, infiltrações e mofo ou problemas estruturais na construção. Para uma análise ainda mais completa, você pode solicitar um relatório do edifício com um arquiteto ou engenheiro para se certificar de que o imóvel é verdadeiramente seguro e bem conservado.

Dá uma olhada em nosso guia de visitação para saber o que procurar para ter certeza que sua casa nova seja perfeita pra você!

Não fuja da burocracia!

Ninguém gosta de burocracia, isso é verdade. Mas além da ideia comum que temos de que a análise de documentos e certificações apenas atrasam a sonhada ação de compra, essa é uma fase importantíssima para a proteção de ambos os lados envolvidos nessa transação tão delicada. 

Dentre os principais documentos estão: a matrícula do imóvel atualizada, certidão de situação fiscal/IPTU, Declaração de débitos condominiais, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis/ITBI, Escritura pública, Registro do imóvel, Certidão de Ônus Reais ou vintenária. 

Ainda em casos de imóveis deixados como herança, alguns documentos extras devem ser apresentados, como por exemplo a autorização de venda pelo Ministério Público, cópia autenticada do atestado de óbito, cópia autenticada do formal da partilha. 

O suporte de um corretor profissional e de uma imobiliária de confiança faz toda a diferença nesse momento para que a análise de todos documentos seja feita da maneira correta, evitando que você caia em golpes, problemas jurídicos e outras dores de cabeça. 

Você sabia que era tão complicado? Esperamos que essas dicas sirvam para que você tome muito cuidado antes de fechar o negócio. 

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! A Yamakawa está a mais de 40 anos no mercado e contamos com uma equipe profissional e muito experiente para te orientar na realização do sonho da casa própria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *