O fundo de garantia do tempo de serviço, é um benefício deferido por lei para todo trabalhador brasileiro. Um valor mensal é depositado em uma conta da Caixa, vinculada ao trabalhador, que equivale a oito por cento do salário.
Esse dinheiro é garantido para o empregado, que caso seja demitido, sem justa causa, poderá sacar o valor em sua conta. Além dessa liberação, o saque pode ser feito para outros fins e em outras ocasiões.
O FGTS também é liberado para quem deseja investir em um imóvel. A liberação pode ser em seu valor total ou parte dele, e assim ser usado como uma forma de entrada na casa, diminuindo o valor das parcelas de um financiamento, ou se tiver uma quantia generosa que possa unir com seu dinheiro que já vem guardando para tal investimento e validar a compra do imóvel a vista.
O Investimento é a melhor escolha, pois o dinheiro parado no banco não rende tanto quanto uma poupança ou outras modalidades.
Já sabe que investir em um imóvel vale muito a pena – agora vamos explicar os processos para sacar o seu dinheiro do fundo de garantia.
Quem não se adequa aos requisitos de exigência para o saque não terá a oportunidade de usar para comprar a casa própria.
Quem tem direito a sacar o FGTS ?
- Apresentar três anos de carteira assinada, sem a necessidade de ser na mesma empresa.
- Não ter financiamento ativo no sistema financeiro de habitação (SFH), em nenhuma localidade do país.
- Não ser proprietário de imóvel residencial na cidade onde pretende comprar o novo.
- Estar trabalhando ou morando na cidade em que pretende investir em um imóvel.
- As prestações precisam estar em dia quando solicitar o saldo do FGTS.
Como sacar o FGTS para compra de um imóvel?
Antes de pegar seu dinheiro, deve verificar no site na Caixa a sua situação ou em uma agência e solicitar para checar seu FGTS.
Depois, é só encaminhar o valor para a imobiliária e aguardar o cálculo das parcelas do imóvel escolhido.
Você se encaixa nos requisitos para sacar? Então, vá até a agência da caixa mais próxima, leve a documentação e o valor a ser financiado. A Caixa vai avaliar a documentação e, caso aprovada, seu saldo do Fundo de Garantia é investido na casa própria.
Somente os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) podem ser comprados com o FGTS.
Esse foram alguns processos que são levados em consideração quando pretendemos usar o fundo de garantia para comprar a casa própria.
Se você deseja saber todos os requisitos e formas de realizar esse sonho, entre em contato diretamente conosco pelos telefones (11) 2155-8800 ou (11) 98958-8070 ou preencha o formulário de contato no nosso site. A Yamakawa é a imobiliária que aceita diverso processos de financiamento além da sua entrada com o FGTS. Conheça seu novo lar aqui!