Decoração de apartamento: erros comuns para evitar

Decorar um ambiente pode transformá-lo da água para o vinho e fazer com que você não se sinta em casa, mas sim no seu lar.

Se você está pensando em decorar um apartamento novo ou até mesmo redecorar seu lar, confira estes 5 erros comuns para você evitar na nova decoração:

 

Ambientes muito temáticos

Essa dica serve principalmente para quem não pretende fazer uma nova decoração tão cedo. É importante você levar em consideração os seus gostos atuais, mas não aposte toda a decoração apenas nesses gostos. Querendo ou não, hoje você pode gostar muito daquilo, mas daqui uns meses, será que você não terá novos gostos e não se arrependerá de ter seu quarto, por exemplo, todo decorado com aquele tema?

 

Apostar em apenas uma cor 

Seguindo uma linha de raciocínio parecida com a da dica anterior, na decoração muito de uma mesma coisa pode dar super certo ou super errado. As cores precisam ser utilizadas de uma forma estratégica  e sem exageros, afinal elas trazem ao ambiente sensações diferentes e é importante você saber o significado de cada cor. Confira alguns deles:

Azul: tranquilidade, serenidade e harmonia

Verde: esperança, liberdade, saúde e vitalidade

Amarelo: luz, calor, otimismo, vibração e alegria

Cinza: neutralidade e estabilidade

Marrom: seriedade e integridade

 

Móveis contra a parede

Colocar todos os móveis encostados na parede com o intuito de deixar o ambiente com maior espaço de circulação pode ser um tiro no pé. É preciso ter equilíbrio e deixar as paredes respirarem, caso contrário você pode se deparar com mofo e outros problemas decorrentes da umidade.

Além disso, prefira móveis não muito grandes como aqueles armários que ocupam a parede toda. Hoje há modelos mais modernos e em conta que permitem um bom armazenamento, mas sem ocupar tanto espaço.

 

Tamanho do tapete

Se o seu objetivo é fazer com que o ambiente pareça maior, não é recomendado utilizar tapetes pequenos, pois eles dão aquela sensação de “encutamento”. Prefira optar por tapetes que envolvem todo o ambiente ou que pelo menos se estendam até abaixo dos móveis. Isso vai trazer aquela sensação de amplitude que faz toda a diferença.

 

Iluminação

A iluminação possui um papel muito importante na decoração e faz uma diferença enorme no aspecto do ambiente.

As luzes mais frias são recomendadas para aqueles cômodos mais funcionais, onde você geralmente vai para realizar uma atividade, como lavanderia e cozinha. Já em ambientes com o intuito de lazer, como salas de estar e jantar, quartos e até mesmo a sacada é recomendado o uso de luzes mais quentes, pois elas trazem sensação de conforto e acolhimento.

Além da iluminação artificial, é importante atentar-se à iluminação natural, que é benéfica não só para o ambiente, mas também para a nossa saúde. Certifique-se de optar por cortinas que permitam a entrada da luz durante o dia e também tenha cuidado com móveis muito altos perto das janelas, para evitar tampá-las.

 

Agora que você já sabe quais erros evitar, sua decoração será muito mais rápida e assertiva!

Aqui no blog da Yamakawa você encontra diversas dicas e novidades do mundo imobiliário. Acompanhe-nos para sempre ficar por dentro de tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *