financiamento-de-imóveis-ipca

Conheça a nova modalidade de financiamento de imóveis pelo IPCA da Caixa

 

Esta semana, a Caixa Econômica Federal lançou uma nova modalidade de financiamento imobiliário, que promete oferecer parcelas menores para quem adquirir um imóvel nestas condições. 

Para não restarem dúvidas, preparamos um material para explicar exatamente como funciona esta nova modalidade e quais as diferenças para as linhas de financiamento que eram oferecidas até então. 

Como funciona a nova linha de financiamento imobiliário pelo IPCA?

Essa nova linha de financiamento é vinculada ao IPCA – o índice oficial de inflação. Isso significa que as correções de juros a cada parcela dependerão do nível de inflação do país.  

Funciona assim: as linhas que existiam até então, têm juros atrelados à Taxa Referencial (TR). 

A duração máxima dos financiamentos nessa modalidade é de 360 meses, ou 30 anos. 

O novo financiamento da Caixa vale a pena?

Segundo a Caixa, essa nova linha de crédito possibilitará uma queda significativa no valor das primeiras parcelas de financiamentos imobiliários que forem adquiridos agora, em comparação com as linhas de crédito atreladas à TR.

Ou seja, atualmente, como os níveis de inflação estão baixos, essa modalidade pode ser muito vantajosa. Porém o IPCA é bastante volátil, e não há como garantir que a inflação continue equilibrada a longo prazo, por isso optar por essas novas linhas de crédito também pode ser um risco. 

Para especialistas, o novo financiamento só será vantajoso se a IPCA se mantiver baixa. É praticamente impossível garantir que a inflação não voltará a subir nos próximos 20 ou 30 anos. Portanto, a nova modalidade pode ser mais indicada para financiamentos mais curtos. 

O que acontece com quem já tem um financiamento imobiliário?

Para quem já tem um financiamento continua tudo igual. A Caixa está apenas oferecendo uma nova modalidade para quem vai adquirir financiamentos imobiliários no futuro. 

Vale lembrar, também, que as antigas modalidades de financiamento atreladas à TR ainda continuarão existindo. Novos clientes poderão escolher qual a modalidade consideram mais vantajosa.

É possível mudar a modalidade do financiamento de imóvel?

Não será possível fazer a portabilidade entre as modalidades de financiamento após assinado o contrato. Portanto, quem tem um financiamento atrelado à TR não poderá passar para IPCA, ou vice versa. 

Para quem a nova modalidade de financiamento é vantajosa?

Segundo os especialistas, essa nova modalidade é válida para quem tem um trabalho formal com salário fixo, corrigido pela inflação na vigência do contrato. Para profissionais autônomos, que podem sofrer uma redução de seus ganhos em período de crise, atrelar um financiamento à taxa de inflação pode não ser uma boa ideia. 

Ainda tem dúvidas? 

Se está buscando um imóvel para comprar e ainda tem dúvidas sobre qual taxa de financiamento é mais vantajosa para você, entre em contato com a Yamakawa. Nós podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *