comprar-ou-alugar-um-imovel

Comprar ou alugar um imóvel: qual a melhor opção?

 

Pensando em comprar ou alugar um imóvel nos próximos anos? Antes de tomar uma decisão, é importante refletir sobre suas perspectivas profissionais e pessoais, tamanho da família, possibilidade de mudança, condição financeira a curto, médio e longo prazo, entre outras que citamos a seguir.

Taxa de retorno

A taxa de retorno do imóvel caracteriza quanto o valor do aluguel representa em relação ao total do imóvel. Portanto, ao comprar ou alugar um imóvel deve-se considerar não somente o valor do imóvel, mas também o valor do aluguel e da taxa de retorno do investimento que você está buscando. 

Por exemplo, se você paga 3 mil reais de aluguel por mês e deseja comprar um imóvel de 500 mil, faça a conta abaixo e verifique se compensa ou não comprar o imóvel:

Valor do aluguel / Valor do imóvel x 100 = Taxa de retorno  

3.000 / 500.000 x 100 = 0,6

Nesse exemplo a taxa de retorno é de 0,6. Se houver uma opção de investimento com retorno superior a 0,6 por mês, compensa continuar alugando um imóvel e guardar o valor que vai render ao longo dos anos para, no futuro, comprar um imóvel.

Se você está pensando em financiar um imóvel, é necessário saber o prazo total do financiamento, o valor total pago ao fim pelo imóvel e quanto o dinheiro disponível para entrada poderia render nesse meio tempo. Na dúvida, fale com um especialista

Cenário propício

Além de levar em consideração a taxa de retorno, também é necessário observar o cenário antes de comprar ou alugar um imóvel. Segundo o índice FipeZap, que acompanha o preço médio de apartamentos em 50 cidades brasileiras, o preço dos imóveis acumula alta de 0,32% de janeiro a maio de 2019, abaixo da inflação de 2,35%. Isso significa que os preços sofreram uma queda real de 1,98% ao ano. 

Os dados acima mostram que o mercado imobiliário está favorável para compradores de imóveis que negociam um desconto na hora de fechar negócio. Na hora de decidir sobre a compra ou a locação, a taxa de juros e a localidade da futura casa também devem ser considerados. A Yamakawa tem um simulador de financiamento que você pode usar em nosso site.

Na dúvida, fale com a Yamakawa

Antes de se decidir, verifique mais de um fator para a tomada de decisão. Se você está na dúvida sobre comprar ou alugar um imóvel e precisa falar com profissionais que entendem do assunto, fale com a Yamakawa Imóveis. Temos excelentes opções de imóveis para compra e aluguel na Zona Leste de São Paulo para você escolher.

Para falar com um de nossos corretores, envie uma mensagem para o nosso whatsapp, ligue para (11) 2155-8800 ou envie sua mensagem para o nosso formulário de contato

A Yamakawa trabalha para descomplicar o processo de compra e aluguel do seu próximo imóvel. Por isso, sinta-se a vontade para falar com a gente hoje e sempre.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *