Arquitetura japonesa: templos e castelos

O Japão possui um rico e interessante passado, marcado por muita história, tradições e monumentos mantidos e admirados até os dias atuais.

Hoje nós vamos conhecer um pouco mais sobre dois desses monumentos históricos que marcaram a arquitetura japonesa, seus detalhes e significados, confira:

 

Templos budistas

O Japão viveu o período Asuka, que ocorreu entre 538 e 710 d.C, e que trouxe mudanças significativas para a história do país e do mundo, principalmente nas transformações sociais e políticas relacionadas à chegada do budismo.

A nova religião influenciou no estilo de vida e nas construções, dando origem aos famosos templos budistas. Os templos eram erguidos sobre bases de pedra, rodeados de areia e com muitas cores vibrantes, baseados nos palácios chineses.

Ainda nesta época também foram construídos pagodes, que são estruturas próximas ao templos que guardam relíquias.

Templo Byodo-in

 

Como citado acima, o Japão e o mundo foram impactados e influenciados pelo budismo. Inclusive, no Brasil está localizado o maior templo budista da América Latina.

Fo Guang Shan Templo Zu Lai –  Parque Rincão, Cotia/SP

 

Castelos medievais

Assim como na Europa, no Japão também foram construídos castelos feudais no séc VII, para defesa militar e demonstração de poder sob o povo.

Os castelos foram se adaptando entre as batalhas e entre povos nativos e invasores de outros países, adicionando e removendo e modificando alguns detalhes de acordo com as necessidades do momento. Porém, algumas características permaneceram, como as estruturas de madeira e concreto e a presença de fossos.

Castelo Himeji

Anos depois, em 1873, o governo Meiji aprovou uma lei que determinou a demolição de quase todos os castelos construídos na época feudal. Para o governante, não havia mais a necessidade de manter essas construções, pois eram uma lembrança do feudalismo. Além disso, havia o desejo de modernizar o país, inclusive suas construções. Cerca de 2/3 dos 170 castelos foram destruídos, enquanto outros tiveram seu fim através de incêndios, terremotos e os bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Atualmente existem 12 castelos em pé no país, que, por conterem elementos da estrutura original, são protegidos por leis japonesas e abrigam museus que contam a história local. Entre eles podemos citar o castelo Himeji (foto acima), Matsumoto e Matsue.

 

A cultura e história do Japão são fascinantes, não é mesmo? O mais interessante é que mesmo em um mundo moderno que está em constante mudança, muito da cultura e costumes tradicionais são mantidos e repassados de geração para geração.

Aqui no blog da Yamakawa você encontra muitas dicas, curiosidades e tudo o que você precisa saber sobre o mercado imobiliário. Acompanhe-nos também nas redes sociais, estamos sempre postando conteúdos sobre o assunto.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *