5 cuidados para ter antes de assinar o contrato de aluguel

A hora de assinar o contrato do aluguel é muito importante e reúne diversos sentimentos por conta de ser uma nova etapa na sua vida. Mas é importante não deixar essa euforia e ansiedade toda tomar espaço e fazer com que alguns detalhes passem batidos por conta disso. Hoje nós vamos citar 5 detalhes que precisam de uma atenção maior para que tudo ocorra bem na hora de fechar contrato, confira:

Custo total

Repare bem nos custos totais antes de fechar contrato. Pode parecer bobo, mas muitas pessoas focam apenas nos valores básicos, como aluguel e condomínio. É válido você considerar o que vem incluso no valor do condomínio, como água, gás, luz, IPTU, etc. Isso pode mudar bastante suas despesas, visto que alguns condomínios dispõe de gás e outras não, já podendo afetar no orçamento final.

Regras 

Antes de mudar-se para algum lugar, é muito importante saber as regras do local. Isso pode afetar em diversas coisas que você está acostumado a ter ou fazer no seu dia a dia, como por exemplo os pets, que em alguns lugares não são permitidos e se você tiver um animalzinho não poderá levá-lo consigo.

É muito importante saber disso tudo antes de assinar o contrato, por isso leia com atenção todas as regras.

Proteção contra a venda do imóvel

O inquilino pode pedir uma proteção para evitar que o imóvel seja vendido enquanto ele estiver morando lá. Basta solicitar a inclusão de uma cláusula de irrevogabilidade do contrato em caso de venda. Isso garante ao inquilino que seu contrato não seja quebrado antes do previsto e que ele não seja despejado até o término do acordo.

 

Itens básicos em um contrato

Alguns itens devem estar no contrato, são eles:

  • Identificação dos envolvidos (locador e do inquilino) contendo nome completo, endereço e documentos pessoais, como RG, CPF e CNPJ. Se houver um fiador no contrato, ele também deverá ser identificado;
  • Valor do aluguel;
  • Data de vencimento, forma e local dos pagamentos;
  • Índice e periodicidade do reajuste;
  • Garantia apresentada (fiador, seguro fiança, caução ou depósito caução);
  • Obrigações de pagamento do inquilino (IPTU, condomínio, água, luz etc.);
  • Tipo de uso do imóvel;
  • Duração do contrato;
  • Termo de vistoria;
  • Multa rescisória.

Confira muito bem se no seu contrato há esses itens. Caso algum não esteja, solicite uma revisão de segurança.

Revisão de segurança

Se você ver que algum item não está incluso, contate os envolvidos e solicite uma revisão de segurança. Muitas pessoas deixam passar batido alguns detalhes por acharem que não há necessidade de pedir uma revisão, mas isso pode ser uma dor de cabeça gigante no futuro. É melhor pecar pelo excesso do que errar pela omissão, concorda?

Agora que você está mais ligado em como funcionam os contratos de aluguéis, com certeza vai evitar passar por situações chatas e pode curtir essa nova etapa com mais tranquilidade.

Aqui no nosso blog, estamos sempre trazendo dicas sobre casa, aluguel, decoração e muito mais. Acompanhe-nos e fique sempre por dentro de tudo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *