O passado e o desenvolvimento de Itaquera

Em 1820, em uma referência sobre a povoação de Itaquera, nos mostra um simples e precário rancho conhecido como “Casa Pintada”. Os viajantes paravam nesse local para descansar e abastecer-se de provisões. Em 1873, existiam somente duas grandes fazendas, que após 14 anos foram divididas em lotes e vendidos. Os compradores construíram casas e uma capela para Santa Ana, surgindo posteriormente, a Vila Santana. Já o primeiro loteamento, ocorrido na região do sítio Caaguassu, foi dividido em lotes de 10 mil metros cada um e foi vendido para área de veraneio e chácaras. Um tempo depois, a Companhia Pastoril e Agrícola vendeu parte da fazenda Caaguassu para o Sr. Oscar Americano, fez um loteamento de cunho popular e urbano, conhecido hoje como Vila Carmosina. Também realizou loteamentos rurais, que foi chamado de Colônia. A maioria da sua população era formada pela por japoneses, surgindo então a nomenclatura Colônia Japonesa. De forma geral, o bairro continuou se desenvolvendo na forma de loteamentos e vilas.

O bairro começou a se desenvolver em novembro de 1875, logo após a inauguração da Estação Ferroviária de Itaquera. A arquitetura da época, que hoje não existe mais, foi construída por voluntários portugueses, húngaros e brasileiros. Já na educação, sabe-se que a primeira escola construída foi a Escola Mista, situada na rua Dr Luiz Pereira Barreto, tendo como diretor, Fábio Pereira Barreto. No ano de 1900, as primeiras professoras foram Sinhá Barreto e Leopoldina Barreto. Já o primeiro nascido no bairro de Itaquera foi Nicolino Mastrocola, em 22 de outubro de 1907. Terminou o Curso Primário na Escola Mista em 1914.

O cemitério, localizado na Vila Carmosina, foi inaugurado em 1929, com pouco mais de 8 mil m², porém, como o bairro estava em constante desenvolvimento, houve a necessidade de sua ampliação, que foi realizada com a ajuda da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI). Atualmente, conta com uma área de 115 mil m².

Trazendo Itaquera para os dias atuais, em 2014 o bairro ganhou a Arena Corinthians, que foi palco de abertura da Copa do Mundo e de diversos jogos importantes. Para quem vai passear por Itaquera, há diversas opções de lazer para curtir com a família e amigos, como o Shopping Metrô, em que é um importante centro comercial da Zona Leste de São Paulo; O SESC, sendo a unidade conhecida por um enorme parque aquático com gigantes toboáguas,conta também com programações de shows, intervenções artísticas, cursos e muito mais; Parque do Carmo, segundo maior parque de São Paulo, com uma variedade de fauna e um bosque com remanescentes da Mata Atlântica; Oficina Cultural Alfredo Volpi, um espaço difusor de formação cultural e diversos restaurantes com uma diversidade gastronômica. Em Itaquera você encontra a culinária nordestina, japonesa, árabe e muito mais! Para os amantes de um happy hour ou que levam uma vida boêmia, o bairro oferece diversas opções de bares e lazer para curtir aquela noitada com os amigos.

Não conhece Itaquera? Opções do que fazer pelo bairro é que não faltam! Aproveite um final de semana para curtir um dia de muita aventura e história por essa importante região da Zona Leste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *