Mitos e verdades sobre o Coronavírus

Sabemos que a chegada do novo vírus COVID-19 nos pegou de surpresa, deixando a todos preocupados e com muitas dúvidas. 

É verdade que pela velocidade do desenvolvimento da doença ao redor do mundo, e com as pesquisas sendo feitas para tentar entender melhor o vírus, as notícias se renovam a cada instante e com elas, uma enxurrada de notícias falsas e remédios milagrosos se espalharam. 

Trouxemos para os principais mitos e verdades sobre o Coronavírus para que você e sua família saibam se prevenir da melhor maneira. 

 

Existe uma vacina disponível para o Coronavírus?

Não. Ela já está sendo desenvolvida, porém o processo para criar uma vacina que seja segura e realmente efetiva contra a doença pode levar meses, de pesquisas e testes.

 

Há algum tratamento natural que possa proteger seu corpo do coronavírus?

Não. Óleos essenciais, água salgada, vitaminas, ozonioterapia não oferecem imunidade ou têm eficácia contra o coronavírus. O COVID-19 é uma forma nova desse vírus e ainda não existem estudos que informem uma forma de construir imunidade contra ele. Evite se medicar, e fazer tratamentos sem o acompanhamento de um médico confiável, pois até mesmo remédios homeopáticos quando tomados sem necessidade podem prejudicar sua saúde. 

 

Pessoas assintomáticas podem transmitir a doença?

Sim. Algumas pessoas podem estar com o vírus em seu organismo e apresentar pouco ou nenhum sintoma, porém ainda são vetores de transmissão. 

 

Animais domésticos podem transmitir coronavírus?

Não. Estudos continuam sendo realizados para entender como o organismo de diferentes animais reagem ao coronavírus, porém não foram encontradas evidências suficientes de que cachorros e outros animais de estimação fiquem doentes ou possam transmitir a doença.
Apesar disso, as medidas básicas de higiene após tocar seus animais, ou manusear seus alimentos, fezes ou urina, continuam sendo recomendadas, em tempos de coronavírus ou não. 

 

O ideal no momento é manter a serenidade e cuidar de sua saúde mental e física!

Siga as orientações da OMS abaixo e busque se informar através de canais seguros e confiáveis.




Caso sinta algum sintoma como febre, tosse ou coriza, entre em contato com seu médico de confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *