Imposto de Renda: o que é, como funciona e como declarar

Declarar o Imposto de Renda é obrigação de todo brasileiro, porém ainda é um assunto pouco abordado, o que deixa muitas pessoas confusas acerca de como ele funciona.

Para facilitar o assunto, hoje nós vamos te explicar o que é, como funciona e como você pode declarar seu Imposto de Renda, confira:

O que é IR?

Como o próprio nome diz, é um imposto cobrado anualmente pelo Governo Federal. O tributo é calculado em cima dos ganhos da pessoa ou empresa, ou seja, quanto mais você ganha, mais você paga.

Para que o Governo tenha acesso aos seus ganhos, você precisa declarar eles. Mais abaixo vamos explicar como você pode fazer isso, mas antes é interessante saber a diferença entre os dois tipos de IR que existe:

Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

Esse tipo de imposto recai sobre pessoas físicas, que não são empresas. O valor incide sobre a renda e os proventos de contribuintes que residem no país ou não, desde que recebam rendimentos de fontes no Brasil.

Pessoas que recebem menos de R$ 1.903,99 não precisam declarar e nem pagar IR.

 

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

Nesse caso, o tributo é voltado para pessoas jurídicas e pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no país.

Desde 1996 o valor é de 15% sobre o lucro apurado. Se o lucro mensal for maior que R$ 20.000,00, é cobrado um adicional de 10% sobre a parcela.

 

O que você deve declarar no IR?

No imposto você deve declarar todos os seus ganhos gastos no ano anterior. Nos ganhos você deve incluir, além do salário, ganhos referentes à venda de bens, aluguéis e fontes alternativas.

Além disso, é necessário incluir todos os bens e direitos, como imóveis e automóveis, que faziam parte de seu patrimônio até 31 de dezembro do ano anterior. Outros bens como jóias e quadros com valores acima de 5 mil reais.

Mesmo os ganhos que você não precisará pagar impostos precisam ser declarados. Nesse caso entram heranças, FGTS e rendimentos provenientes de ações judiciais.

 

Como declarar o IR

O Governo disponibiliza o Programa IRPF que você deve baixar para preencher os dados.

Na hora de preencher é necessário optar por declaração de IR simplificada ou completa, entenda a diferença entre elas:

IRPF: Declaração simplificada x Declaração completa

Na declaração completa todos os gastos de seus dependentes, que inclui saúde e educação, devem ser discriminados de acordo com as notas fiscais.

Se você costuma ter muitas despesas, há a possibilidade de haver um abatimento maior no valor do desconto do IR.

Se você não possui muitas despesas, a declaração simplificada é a mais indicada. O seu abatimento contempla 20% sobre todos os rendimentos declarados,  até o limite financeiro estabelecido.

Após escolher qual opção melhor se encaixa na sua realidade, basta preencher os demais espaços do formulário.

Na primeira ficha você vai declarar os seus bens de valor, como automóveis, imóveis e investimentos. Na segunda você irá informar os rendimentos obtidos.

Outra dica importante é imprimir uma cópia assim que terminar de preenchê-lo. Guarde-a por até  anos, juntamente com o recibo e os comprovantes que você utilizou. Durante esse tempo a Receita pode questionar suas informações.

 

Esperamos ter simplificado e te ajudado e entender um pouco mais sobre Imposto de Renda.

Aqui no nosso blog você sempre está por dentro de tudo o que acontece no mundo imobiliário e demais utilidades para o dia a dia. Acompanhe-nos aqui e em nossas redes sociais e não perca nada!

Até a próxima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *