Dicas para quem quer morar sozinho

A escolha por morar sozinho pode se dar por diversos motivos: ficar próximo do trabalho/estudo, a busca pela independência, querer mais privacidade ou a vontade de ter um cantinho para chamar de seu. Segundo a pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas moram sozinhas, número que cresceu quase 40% na última década. São pessoas em busca de conforto e praticidade diária em moradias individuais.

Se você quer estar entre esse número e anseia para morar sozinho, acompanhe as dicas de como se planejar para viver bem com sua própria companhia!

Planejamento financeiro

Morar sozinho não é tão simples quanto parece, você tem que estar consciente que os gastos serão só seus, não terá com quem dividi-los. Então, o planejamento financeiro é o primeiro ponto a ser analisado.

Levante uma estimativa de quanto irá gastar mensalmente. Estime um valor de aluguel, condomínio, internet, alimentação, água, luz e demais despesas mensais. Para facilitar, organize em uma planilha seus gastos atuais e os gastos estimados para morar sozinho. Compare os valores e, se ultrapassar seu orçamento, você terá um controle de quais itens poderão ser reduzidos para chegar ao valor que poderá gastar.

A organização financeira deve ser feita antes de se mudar para não correr o risco de falir, ficar no vermelho e não conseguir arcar com as despesas.

Dinheiro reserva

Você não quer ter que gastar todo seu salário em sua casa, quer aproveitar para sair, jantar fora, fazer uma viagem ou comprar uma roupa nova.
Então, não esquece de separar o dinheiro reserva, que também pode se tornar um aliado até nos momentos mais difíceis. Por exemplo, arcar com custos de saúde, caso fique doente.

Esse dinheiro é para você curtir as vantagens de morar sozinho, e estar preparado para qualquer imprevisto sem comprometer o seu orçamento mensal!

O imóvel ideal

A escolha do melhor imóvel para alugar ou comprar vai depender do seu orçamento. Uma das opções mais frequentes para quem decide morar sozinho são os studios. Eles são práticos, confortáveis e cabe o essencial para se viver só.

Algumas moradias praticam até o sistema de áreas de compartilhamento, como: lavanderias, cozinha, espaço de coworking, bicicletário e outros. Tornando um envolvimento com os moradores e sendo uma opção bem mais econômica.

Residências com um ou dois quartos também são uma ótima opção, caso queira um local mais amplo para receber os amigos ou fazer um escritório em casa.

Já definiu o tipo de imóvel que está buscando? Então, já pode buscar as localidades que eles se encontram, sua pesquisa tem que se familiarizar aos seus objetivos, facilidades diárias e seu orçamento disponível.

Segurança

Por último, e não menos importante, analise a segurança do bairro, casa ou condomínio, pois quem mora sozinho, não terá outra pessoa em casa para vigiar de possíveis roubos, vandalismos e depravações. Saiba bem em que local irá residir, converse com a vizinhança, o síndico, realize uma pesquisa na internet e analise as vantagens e desvantagens da região.

A sua mudança pode ser bem mais fácil se você souber se planejar e organizar direitinho para que tudo saia como o esperado. Se adaptando as dicas do post de hoje você certamente terá a melhor experiência de morar sozinho e não vai querer mais viver de outro jeito!

Se ainda não sabe qual o melhor imóvel para você, mande uma mensagem para (11) 98958-8070ou ligue (11) 2155-8800. A Yamakawa é a imobiliária ideal para você que quer morar sozinho, trabalhamos com imóveis situados nas melhores regiões da ZL.

Venha conhecer o seu novo lar, é só acessar aqui!

Quer ter mais dicas para ajudar você na escolha do melhor imóvel? Então acesse o nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *